Pular para o conteúdo
Home » Blog » Onde vou morar em BH?

Onde vou morar em BH?

BEM VINDES à UFMG! Depois de ser aprovade na maior federal brasileira, numa das 5 maiores universidades da América Latina, é hora de encontrar um lugarzinho pra morar e chamar de casa. Esse processo não é simples, mas estamos aqui para ajudar no que for possível. Por isso, elencamos alguns lugares para começar a busca pelo seu lar.

* Este post é destinado a estudantes de Química e, por isso, assume o campus Pampulha como destino. Para mais informações sobre outros campi, procure o Diretório Central dos Estudantes ou o Diretório/Centro Acadêmico do seu curso.

Os grupos a seguir são auto-organizados, não se tratando de nenhuma iniciativa da própria UFMG ou do Movimento Estudantil. É importante manter os olhos atentos com fraudes, e etc. Por exemplo, não faça pagamentos antes de visitar o local. Mesmo assim, são locais úteis para iniciar a busca.

Estudantes assistides pela FUMP que venham de fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem solicitar uma vaga na Moradia Universitária da UFMG.

O que levar em consideração ao escolher um local para morar?

Especialmente para quem vai morar longe da família pela primeira vez, pode ser impossível estar atento a tudo o que é necessário no processo de escolher um novo local. Por isso, elencamos alguns pontos que você não deve deixar passar.

Visitar o imóvel

Visitar o imóvel é fundamental por um conjunto de fatores. É importante conhecer, pessoalmente, o local onde vai morar. Mas as fotos enganam! Normalmente os proprietários usam fotos antigas do imóvel que nem sempre condizem com a realidade.

Ainda há a possibilidade de golpe. Recentemente, um suposto proprietário alugou o mesmo “apartamento” para diversos estudantes, que pagaram adiantado. O suposto apartamento não existia e os estudantes ficaram sem o dinheiro.

Rota até a Universidade

Nunca deixe de planejar a sua rota, a pé ou via transporte, até a UFMG. Acesse o Google Maps e coloque o endereço do ICEx, por exemplo, e peça direções. Então troque o local de partida pelo endereço de onde você morará. Observe as opções de rotas a pé, de carro e de transporte público. Se possível, faça isso num horário em que você normalmente estará indo para as aulas (às 7h00, por exemplo), já que o Google Maps leva o trânsito em conta. Outro aplicativo útil para traçar a sua rota de ônibus é o Moovit. Uma dica é que, de maneira muito geral, os ônibus MOVE tendem a ser menos afetados pelo trânsito, já que trafegam em corredor exclusivo nas Avenidas.

Assim você saberá exatamente quanto tempo e dinheiro gastará para chegar à Universidade todos os dias. Belo Horizonte é uma cidade relativamente grande e, se suas aulas começam às 7h30, morar muito longe pode exigir que acorde às 4h30. De maneira geral, imóveis na Regional Pampulha podem ser mais próximos, mas tendem a ser mais caros.

Localização

Também fique atente às condições de segurança do seu trajeto até a Universidade. Especialmente se pretende voltar à noite para casa, garantir que as ruas sejam iluminadas, ou que haja opções de transporte público viáveis é importante.

Além disso, é importante também identificar se há padarias, supermercados, farmácias, e outros estabelecimentos nas proximidades. É desesperador ter que pegar ônibus/Uber para fazer compras! Converse com as pessoas que moram por ali para saber melhor.

Custos

Além do custo do aluguél, é importante se atentar a quais outras taxas você precisará arcar: será necessário pagar transporte público/privado todos os dias? Água, energia elétrica e internet estão inclusas? Há um custo de condomínio adicional? É necessário fazer um depósito-caução? Inclui mobílias e utensílios domésticos? Os supermercados e estabelecimentos da região são acessíveis?

Contrato e Reputação do Proprietário ou Imobiliária

Antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas! Sério. Leia mesmo. O contrato é o documento que, juridicamente, estabelece quais são os seus direitos e deveres naquele novo espaço. Alguns contratos proibem visitas, fumantes, animais, bebidas, dentre outras coisas. Esteja atente!

Além disso, também é importante saber a reputação daquele proprietário ou imobiliária: existem outros moradores? O que eles dizem? Qual o tempo de contrato (desconfie de contratos muito longos)?

Companheiros de moradia

Com quantas pessoas você morará? Os quartos são individuais? Quantos banheiros existem na casa?

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *